História

Nos finais do século XIX, já o Hospital Real das Caldas da Rainha, estava dotado de serviços de incêndios com material adequado e pessoal preparado para operar. “Bombeiros Caldenses”, foi o primeiro nome desta Associação, ligada ao Hospital Termal e a algumas fábricas locais. Embora, nessa altura tivesse mais carácter particular do que público, poderia ser considerado ambos.

É a partir desta particularidade e querendo algo totalmente dirigido a toda a população, que a Vila das Caldas da Rainha fez surgir ainda no ano de 1894, uma Associação de Bombeiros Voluntários, esta totalmente independente dos serviços do Hospital Termal.

"Teve logar no dia 29 do mez preterito, a grande assembleia geral dos habitantes das Caldas, que a convite da commissão promotora de tão sympathico movimento, como é o da creação da corporação de bombeiros, comissão composta pelos exmos. srs. José Maria Ludovice, Henrique Salles Henriques, Arthur Netto e João Luiz da Costa, se reuniu na sala do Club Gymnastico pelas 9 horas da noite...

Extraído de O Círculo das Caldas, 2 de Setembro de 1894"

Em 1895, foi fundada a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha.

Esta Associação foi fundada por um grupo de homens, tendo por fim servir o seu semelhante. Fazer a história do que foram todos estes anos da colectividade, será dificil, senão impossível, na medida em que os Bombeiros Voluntários Caldenses guardam para si uma bela história de humanitarismo, não só ao serviço constante da cidade como também pelos múltiplos serviços que prestado a inúmeras terras deste país. E dentro deste aspecto a colectividade orgulha-se da lista infindável do seu bem fazer ao longo de mais de um século.

Esta iniciativa começou, como todas, modestamente, mas sempre virada ás nessecidades da povoação e de tal modo que em contrapartida os caldenses logo e sempre apoiaram com entusiasmo «os seus bombeiros»!

Mas, não só os Bombeiros Voluntários Caldenses se viraram para os incêndios, o que aliás já seria mais que bastante. Logo de muito cedo e naquele antigo quartel instalado nos baixos da antiga Câmara Municipal, funcionou durante largas décadas um posto de primeiros socorros que muito ajudou a minorar as aflições físicas da população caldense.

Outro sim foi a existência dum telefone público que nomeadamente durante as horas nocturnas quando a exiguidade de serviços telefónicos estatais nas Caldas era notória, por nada existir, foram os Bombeiros que se dispuseram a servir os seus conterrãneos. A esta parte recordamos uma figura singular que por ali passou longos anos da sua vida, como guarda do quartel: o «Chico»

A Associação tem mais de 20.000 sócios actualmente e o Corpo de Bombeiros dispõe de 150 Bombeiros, divididos entre quadro activo, fanfarra e escolas de estagiários e cadetes/infantes.

Os que estão presentemente, procuram cumprir, sem desmerecerem os que precederam, dando assim exemplo para o futuro.

Continuamos hoje como aquele grupo de homens que há mais de 100 anos, procurando sermos úteis aqueles que de nós precisem.

Por isso a nossa insignia é: «ADIRE PERICVLVM:CAPITIS»-Enfrentar o perigo da morte.