Áreas de Intervenção

    A Área de Actuação do Corpo de Bombeiros das Caldas da Rainha, abrange todas as 16 Freguesias do Concelho, sendo elas, Nossa Senhora do Pópulo, Santo Onofre, Tornada, Alvorninha, A-dos-Francos, Carvalhal Benfeito, Coto, Foz do Arelho, Landal, Salir de Matos, Nadadouro, Salir Porto, Santa Catarina, São Gregório, Vidais e Serra do Bouro. Esta área tem um total de 256 Km2, um perímetro de 106 km, uma cota máxima de 255 metros. Possui uma extensão de linha de praia de 10 km distribuídos pelas 2 freguesias mais a Oeste.

    O Concelho das Caldas da Rainha encontra-se na Região Oeste, fazendo fronteira com o mar a Oeste, com o concelho de Alcobaça a Norte, a Este com o concelho de Rio Maior e a Sul com os concelhos de Cadaval, Bombarral e Óbidos. Pertence ao distrito de Leiria da qual dista aproximadamente 50 km e encontra-se a 80 km a Norte de Lisboa.

    A população residente no concelho, segundo o Gráfico dos concelhos do Governo Civil de Leiria 2005 era de 51859, sendo que nas freguesias urbanas, Nossa Senhora do Pópulo e Santo Onofre a que apresenta maior número de habitantes, 32 mil.

    O clima do concelho das Caldas da Rainha caracteriza-se por uma significativa variabilidade espacial provocada essencialmente pela sua proximidade à faixa litoral oceânica. Encontrando-se sob influência Atlântica, normalmente regista um verão fresco e um inverno ameno com ventos dominantes de Noroeste, a temperatura média anual do concelho é de 15,5o C, a temperatura média do mês mais quente é de 22C os ventos dominantes são de Noroeste, a humidade relativa média do ar é de 77% e a precipitação total anual varia entre os 600 e os 700mm.