Os Bombeiros e o Fogo

O Painel expressa no seu simbolismo decorativo, a homenagem aos soldados da paz, que merecem todo o nosso alto apreço, pela abnegação, soliriedade e humildade para com o próximo.

O Painel foi executado em 36 dias nas oficinas da Antiga Fábrica Secla, por anuência da gerência, que colocou à disposição materiais e forno.

Os elementos decorativos do Painel têm como base o vidrado selénio, e o fundo no vidrado metalizado com base nos óxidos de ferro manganês e cobre. O suporte do Painel é constituído por 1.032 azulejos 15x15 de pasta de calcite, cedidos pela fábrica José Rosa,

"Herculano Elias"

A Fénix

Gostei de ter construído, pois nunca tinha feito coisa tão grande: 2.60x2.60m, e no meio, não sabia se iria fracassar. Foram vários os processos que imaginei para conseguir, e no fim de algum trabalho e muito pensar arranjei a solução. Não foi facil! Mas consegui.

Foram muitas as razões que me levaram a iniciar o trabalho: o meu avô materno, do qual herdei a profissão como oleiro, foi Bombeiro Voluntário e, na família dele também foram muitos, por exemplo o sobrinho Rafael Oliveira, e seu filho Octávio que estiveram no comando da Corporação à qual dedicaram parte da sua vida.

Foi mesmo o saudoso Octávio de Oliveira que quando fez o projecto do nosso Quartel dos Bombeiros, tinha desejado pôr na sua frontaria a insígnia internacional dos Bombeiros. A Fénix, os Machados e o Fogo, com o respectivo escudo da terra, sendo esta a minha e dos meus ascendentes.

Depois de estar por dentro das dificuldades que teriamos de vencar, especialmente a ausência de fundos, optei por fazer esta obra, na qualidade de Voluntário, como são os Bombeiros das Caldas.

Prestei, assim, homenagem póstuma ao Octávio de Oliveira passando à realidade o que tinha ficado no papel.

Álvaro José D'Oliveira Mendes